quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Descontinuidade

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontrará; e àquele que bate, a porta será aberta”.
(Mateus 7:7-8 – NVI)

As conquistas honestas enaltecem e coroam os esforços de quem as buscou com firme confiança e determinismo. No entanto, em meio do caminho, por circunstâncias outras, as cálidas vitórias escaparam uma a uma. O saldo aponta estrago sem conta envolto por um imenso e doloroso vazio.
Essa realidade, não rara, alcança a vida de muitos. Parece-nos que o modelo da oração colocada acima se aplica especificamente para uma alma ávida em refazer o terreno perdido. De igual modo, num segundo estágio – o da reconquista – a mesma oração deixa transparecer que a luta será desafiadora, difícil. O Senhor, ao ensiná-la, a fez olhando para os seus amados quando envolvidos em precárias condições. “E encontrareis descanso para as vossas almas”. Jesus prometeu!
Resta saber qual a direção a tomar para a volta confiável. Sem dúvida o melhor caminho é o percorrê-lo todo, mas em sentido contrário. Com muita propriedade o profeta aconselhou: “Coloque marcos e ponha sinais nas estradas. Preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó Virgem Israel! Volte para as suas cidades” (Jeremias 31:21 – NVI). Nesse novo caminhar – o que quem volta – alguns marcos foram cravadas na ida assinalando as derrotas sofridas e as suas causas. Em meio ao infortúnio, atabalhoado, fica a imaginar qual a direção segura a seguir para a volta sem percalços. Um pouco antes da difícil escolha, a indicação salvadora. “Quem busca encontra ‘Jesus’”.
O Filho Pródigo, longe de casa, sem esperança, desacreditado de si próprio, ilustra a oração da busca das pedras. O rapaz percorreu o mesmo caminho e reencontrou o lar, um dos bens perdidos. Apesar de calorosamente recebido pelo pai, precisava refazer o estrago deixado. As almas sinceramente arrependidas, ardendo em fé se refazem primeiramente a si mesmas. O grande “novelo encastoado”, envolto em pecados sem conta, pela graça, recomeça a desatar dando à reconquista da continuidade o retorno vitorioso. “A quem bate, abrir-se-lhe-á”, Palavra de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário